Já ouviu falar em arte pop, ou pop art? Com toda certeza você já viu obras de Andy Warhol - como a famosa ilustração de Marilyn Monroe -, ou de outro expoente do movimento pela internet. Muito além de um estilo, esse é um movimento artístico que surgiu em meados do século XX.

O objetivo do arte pop era criticar o consumismo e a comunicação de massa nas décadas de 1950, 1960 e 1970. A ideia do movimento incluía o distanciamento da teoria e dos métodos utilizados na arte mais famosa da época: o expressionismo abstrato.

No lugar de técnicas avançadas e padrões pré-estabelecidos, o arte pop utilizava objetos do cotidiano, como quadrinhos, jornais e revistas, nas composições coloridas e vibrantes das obras. Esse foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da arte contemporânea.

Conheça melhor o arte pop e exemplos de peças que você pode ter agora mesmo na decoração da sua casa!

Conheça o Arte Pop

Os principais nomes do arte pop são Andy Warhol e Roy Lichtenstein, que se tornaram verdadeiras celebridades. Tudo isso porque eles conseguiram tornar a arte algo que pudesse ser admirado pelo público comum. Assim, as principais inspirações do movimento eram as histórias em quadrinhos, latas de sopa, além de jornais e revistas comuns do dia a dia da época. A intenção era fazer com que a arte pudesse derivar de qualquer fonte.

O país de origem do pop art é a Grã-Bretanha de 1950, que contaminou pintores, escultores, escritores e até mesmo críticos de arte. Logo, o movimento se espalhou para os Estados Unidos. Na década de 1960, o estilo se ligou ao movimento de contracultura americana e encontrou raízes para o surgimento de pensadores, artistas e ativistas contra o consumismo.

Os artistas ligados ao arte pop o definem como sendo algo pensado para o público em massa, de curto prazo, facilmente esquecido, barato, jovem, produzido em massa, glamuroso, espirituoso e sexy. Tudo isso ainda é muito atual, já que combina bem com a era das mídias digitais em que vivemos.

Além dessas características, o estilo ainda possui outras definições, como:

  • utilização de imagens reconhecíveis, como a Marilyn Monroe de Andy Warhol que ficou super famosa no mundo todo;

  • apropriação de ícones e produtos populares na época, como comerciais de lata de sopa, placas de trânsito e jornais;

  • inspiração em nomes e logotipos de marcas famosas, como a gigante Coca Cola;

  • caracterização por cores vibrantes e brilhantes;

  • incorporação de humor e sátira em todas as obras, principalmente com relação aos modismos e ao consumismo da época;

  • inovação ao criar imagens facilmente reproduzíveis e em grandes quantidades, como a serigrafia e litografia;

  • mistura das belas artes, ou alta cultura, e a publicidade, ou baixa cultura.

Principais nomes do arte pop

Conheça os principais artistas de arte pop de todos os tempos.

Andy Warhol

Andy Warhol se tornou um verdadeiro sinônimo de arte pop nos Estados Unidos. Suas criações incorporaram a obsessão pelas celebridades da década de 1950 e 1960, além da mistura entre belas artes e publicidade. As principais obras de Warhol são as representações de Marilyn Monroe, Jacqueline Kennedy, John Lennon, dentre outros famosos.

Obra de Arte Pop de Andy Warhol

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein também foi um dos grandes nomes do arte pop americano. As características de suas obras tinham como base o uso de cores primárias e a referência nas histórias em quadrinhos na maior parte de suas criações.

Obra ?Foot and hand? de 1964 de Roy Lichtenstein

Robert Rauschenberg

A identidade das obras de Robert Rauschenberg tinham como referência a criação de colagens com imagens populares da década de 1964. Uma das mais famosas é a colagem criada com a imagem do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, um astronauta da NASA e outras combinações com referências da época.

David Hockney

Hockney foi um dos grandes nomes do arte pop britânico da década de 1960. Sua especialidade eram as pinturas semi-abstratas. A principal referência do artista era o estilo de vida dos moradores da Califórnia, sempre em torno de piscinas - uma verdadeira obsessão no trabalho do artista. David Hockney é considerado o artista vivo mais valioso do mundo, vendendo telas por centenas de milhares de dólares.

Tela ?Portrait of an Artist? de David Hockney (1972)

Como ter um quadro de arte pop em casa?

Se você gostou do estilo arte pop, saiba que não é necessário investir uma quantia extraordinária de dinheiro para obter sua própria art pop. Aqui mesmo, na GoQuadros, nós temos algumas opções interessantes de quadros nesse estilo.

Veja alguns dos nossos quadros decorativos em arte pop.

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ MARYLIN MONROE CHICLETE

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ BRIGITTE BARDOT CHICLETE

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ AUDREY HEPBURN CHICLETE

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ POPGIRL KISS CORES VIVAS

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ POPART SMOKING WOMAN

QUADRO DECORATIVO COM MOLDURA RETRÔ POPART GIRL CRYING

O que você achou das nossas dicas sobre arte pop? Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.

Blog

8 dicas para decorar sua casa com quadros
20 de Julho de 2020 8 dicas para decorar sua casa com quadros Os quadros são uma excelente opção para quem gosta de mostrar fotos da família, artes, ou até mesmo frases. Eles são uma extensão da criatividade e da personalidade do morador, ou dos moradores. Por isso, as molduras são peças-chave na decoração.
Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa
21 de Julho de 2020 Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa Uma parede galeria é um espaço dedicado à exposição de artes usando diversos quadros, que podem variar em forma e tamanho. Esse tipo de decoração tem se tornado cada dia mais popular por transformar um ambiente sem vida em uma verdadeira obra de arte.

Conheça a GoQuadros

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual