Como escolher o quadro certo para sua parede?

Embora não exista um conjunto de regras para decorar uma casa e escolher pelo quadro perfeito para o seu ambiente, seguir estas instruções básicas ajudará você na seleção de peças perfeitas. Escolha tamanho, estilo, cor, tema e inspiração. As opções são ilimitadas.

Não tenha medo de escolher o quadro que você gosta!

O melhor conselho que toda pessoa precisa para escolher o quadro de parede perfeito é: selecione o que você gosta. Se você vir uma moldura e ela não promover sentimentos de prazer ou relaxamento, não a coloque na parede. É a sua casa, seu design e seu dinheiro sendo gasto em decoração para a sua parede.

Embora seja comum os membros da família terem gostos diferentes, isso definitivamente não significa que você precise de uma decoração que não se adapte ao seu estilo. Você mora em sua casa, então aproveite as peças que adornam suas paredes!

Fique atento aos tamanhos dos quadros

Tenha em mente o tamanho do quadro que você imagina para a sua parede. Muitas pessoas acham mais fácil começar com peças maiores. De toda forma, conheça os princípios básicos para os tamanhos do seu quadro, seja exibindo peças sozinhas ou em conjunto para uma parede galeria:

  • extra-grandes: essas peças têm 100 centímetros de comprimento ou mais. Antes de comprar uma peça desse tamanho, meça seu espaço para ver se pode acomodá-la. Quadros de grandes dimensões atuam como um ponto focal de uma parede ou sala;

  • grande: essa moldura tem cerca de 80 a 100 centímetros de comprimento. Um quadro grande assim poderia servir como uma peça central, ou ser equilibrada em ambos os lados com peças pequenas. Um ou dois quadros grandes por ambiente é um padrão;

  • médio: os quadros de parede desta categoria têm de 60 a 70 centímetros de comprimento. Algumas peças podem ficar sozinhas, mas as peças médias também vão bem quando agrupadas;

  • pequeno: um pequeno quadro vai bem em prateleiras, móveis e paredes pequenas. Essas peças têm em torno de 45 a 59 centímetros de comprimento. Pequenos quadros vão bem em pares ou grupos de três a seis unidades na mesma parede;

  • mini: o tamanho menor de quadros é mini, variando de 25 a 44 centímetros. Geralmente, mini quadros são vendidos como coleções, portanto, é comum ver pelo menos três a quatro deles em um mesmo kit.

Ao selecionar a arte da parede, escolha uma ideia geral sobre o tamanho que você está procurando para a sua sala. Mas, se você deseja escolher uma moldura para o banheiro, por exemplo, é melhor não usar quadros de grandes dimensões. Da mesma forma, quadros de tamanho mini não vão bem nas paredes da sala.

Atenção ao estilo da decoração

Escolher seus quadros com base no estilo pode ser o mais natural. Mais do que tudo, selecionar arte da parede por estilo é pessoal. Alguns exemplos de estilos podem focar em itens vintage, modernos, arrojados ou contemporâneos.

O estilo da sua decoração pode seguir a mesma linha de roupas que você gosta de vestir, sabia? Por exemplo, se você gosta de roupas mais sóbrias, você pode apostar nesse estilo para a decoração das suas paredes!

Se isso não ajudar você a decidir por onde começar, veja alguns pontos que podem orientá-lo na decisão:

  • quadros que respeitem o estilo do seu quarto, incluindo os móveis ou os itens que você já possui no ambiente;

  • invista em pelo menos uma peça significativa ou de tamanho grande;

  • escolha um conjunto, um trio e até um grupo de peças pequenas ou mini para janelas, por exemplo;

  • misture materiais adicionando arte em madeira ou uma placa de metal ao espaço.

Escolha pela cor

Existe uma grande diferença entre as paletas de cores para a parede e as paletas para o quadro. Para os quadros, por exemplo, você pode apostar em esquemas de cores fortes ou brilhantes, ideais para uma parede de destaque.

Existem duas abordagens principais para selecionar a arte da parede por cor.

Primeiro, adicione quadros que incorporem as cores já presentes no ambiente. Outras dicas incluem:

  • seu quadro de destaque deve ter uma cor de fundo que corresponda à cor da sua parede;

  • faça referência ao esquema de cores ao selecionar tons complementares para o quadro;

  • use a mesma cor, mas em tons diferentes. Uma pintura azul e branca clara fica linda com uma parede azul marinho, por exemplo;

  • a maioria dos espaços não deve exceder quatro cores, levando em consideração as cores da parede, dos móveis e quadros da parede;

  • escolha o preto e o branco em caso de dúvida sobre a cor. Essas cores combinam com tudo, além de aumentarem a elegância do ambiente;

  • fuja de cores brilhantes e de néons, pois nem sempre eles combinam com cores de parede neutras;

  • saiba harmonizar as cores. Por exemplo, se as cores predominantes são o preto e o branco, com almofadas vermelhas, escolha um quadro em preto e branco com um toque de vermelho.

Outra dica importante é escolher um quadro que introduz tons mais fortes no mesmo esquema de cores. A cor da sua parede não restringe sua paleta, mas serve como base para o seu senso de estilo pessoal em evolução. Veja como harmonizar a cor do ambiente com quadros de cores bem pensadas:

  • quadros com cores brilhantes, ou neon, destacam-se contra paredes com fundos neutros;

  • brinque com textura e cor no quadro, móveis e acessórios do seu ambiente. Tenha peças feitas de materiais mistos, como madeira e metal;

  • tom marrom escuro fica ótimo em paredes marrons claras, mesmo que o marrom claro não esteja realmente no quadro;

  • os quadros não precisam necessariamente ter cores padrão, como preto, branco, prata ou ouro;

  • introduza uma nova cor no seu ambiente. Um rosa brilhante, por exemplo, pode ser acidental, mas duas circunstâncias o tornam intencional. A repetição de cores aumenta seu impacto no ambiente.

Gostou das dicas? Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo usando quadros, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.

Blog

8 dicas para decorar sua casa com quadros
20 de Julho de 2020 8 dicas para decorar sua casa com quadros Os quadros são uma excelente opção para quem gosta de mostrar fotos da família, artes, ou até mesmo frases. Eles são uma extensão da criatividade e da personalidade do morador, ou dos moradores. Por isso, as molduras são peças-chave na decoração.
Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa
21 de Julho de 2020 Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa Uma parede galeria é um espaço dedicado à exposição de artes usando diversos quadros, que podem variar em forma e tamanho. Esse tipo de decoração tem se tornado cada dia mais popular por transformar um ambiente sem vida em uma verdadeira obra de arte.

Conheça a GoQuadros

Instagram
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual