{carrinho_nitens}

Morar em uma pequena residência pode trazer certos desafios na hora de decorar. No entanto, isso só acontece se você não tiver a orientação certa! Para ajudar nossos leitores na decoração de espaços pequenos, nós levantamos as principais dicas de profissionais para fazer isso dar certo.

Confira, a seguir.

 

Dicas de decoração de espaços pequenos

A decoração de ambientes compactos obriga o morador a pensar mais vezes na funcionalidade e na real necessidade de cada item, do que na estética. Assim, é preciso considerar os limites disponíveis para caminhar pelos cômodos sem ser bloqueado por móveis e adornos.

A iluminação é outro fator que irá determinar o nível de conforto do local. Por isso, é preciso equilibrar a aparência e a quantidade de elementos decorativos no ambiente. Agora, confira algumas sugestões que poderão deixar a sua pequena moradia ainda mais charmosa e funcional.

1 - Priorize móveis com visual leve

Móveis leves aos olhos são menos volumosos e possuem estrutura mais fina. Por outro lado, isso não significa que eles devam ser pequenos. Um mobiliário fino e elegante é capaz de ampliar o espaço, dando uma sensação de que o lugar é maior do que realmente é.

Assim, quando falamos sobre leveza, consideramos a textura e a cor dos objetos. No entanto, é possível equilibrar um sofá volumoso com elementos mais leves, como uma mesa de centro transparente, por exemplo.

2 - Use espelhos grandes

Espelhos são peças curingas em ambientes pequenos. Eles ampliam os espaços e refletem luz, fazendo com que os cômodos fiquem mais iluminados.

Existem diferentes modelos deste item, como os de parede e os de chão. No entanto, qualquer que seja a sua escolha, opte por um grande espelho para a decoração de espaços pequenos.

3 - Dê preferência a objetos transparentes

Pequenos espaços pedem elementos transparentes. Esses objetos dão a impressão de invisibilidade e não influenciam negativamente o visual de um local pequeno. Assim, seu ambiente parecerá mais amplo e moderno.

 

4 - Use cores claras na decoração de espaços pequenos

Ambientes compactos ganham mais vida com uma paleta de cores claras nas paredes e nos móveis. Esse tipo de tom traz mais luz ao espaço, tornando-o mais arejado e amplo. Assim, o ideal é que haja um equilíbrio entre brancos, ou tons pastéis, com alguns toques de cores brilhantes.

 

Neste caso, os tons vivos devem ser aplicados de forma estratégica, apenas para dar mais ênfase a determinados objetos ou paredes.

5 - Tenha quadros simples nas paredes

Já dissemos que a decoração de espaços pequenos deve seguir uma linha de simplicidade e iluminação, no entanto, isso não significa que as artes devem ser banidas das paredes!

Pelo contrário. Quadros decorativos em ambientes compactos ajudam a reforçar a personalidade do morador, além de indicarem o ponto focal do espaço. Com isso, uma dica importante na hora de escolher as molduras perfeitas é seguir um estilo simples, sem rebuscamentos.

Exemplos nesse sentido são os quadros em estilo escandinavo, ou mesmo as artes em formato geométrico. Esses produtos você encontra na Go Quadros!

6 - Escolha o tapete certo

Se você ama tapetes, saiba que eles também influenciam na decoração do pequeno ambiente. Por isso, para que o produto não pese visualmente, prefira aqueles que tenham tons parecidos com a cor do seu piso.

Assim, o espaço terá um visual completamente harmônico e unificado. Outra dica que funciona muito bem em espaços apertados é simplesmente abrir mão da tapeçaria, deixando o piso totalmente livre.

7 - Acerte na escolha do sofá

Você já sabe que deve abrir mão de sofás muito volumosos em moradias pequenas. No entanto, outra dica importante, que irá influenciar a escolha do seu estofado, é preferir peças baixas.

Outra dica é adquirir um sofá sem braços, porém, que possa ser utilizado como cama em outras ocasiões. Além de trazer leveza para a sua sala, esse tipo de material traz bastante economia e funcionalidade.

8 - Opte por móveis com armazenamento

Morar em um local pequeno traz certas dificuldades na hora de armazenar tralhas e bugigangas. Por isso, pense estrategicamente na hora de escolher os móveis de cada cômodo.

Ambientes pequenos pedem, obrigatoriamente, o uso de camas, mesas e armários com algum espaço de armazenagem interno. Acredite: essa escolha fará toda a diferença no seu dia a dia.

Alguns exemplos de mobiliários multifuncionais para ambientes apertados são os sofás-cama, que irão ajudar na recepção de visitas, além das mesas dobráveis e dos pufes com espaço interno.

9 - Prefira cortinas altas e largas

As cortinas curtas parecem ser a escolha ideal para casas e apartamentos pequenos, mas, isso está bastante errado. Ao invés disso, cortinas que chegam até o chão são a melhor escolha. Isso porque elas dão a impressão de que o pé direito da parede é mais alto do que o real.

Outro erro muito comum é escolher a medida exata da janela. O correto aqui é utilizar cortinas, ou persianas, que tenham o dobro da largura original da janela. Assim, suas janelas parecerão muito maiores.

Estas são as principais dicas sobre decoração de espaços pequenos. Como o próprio nome diz, são apenas sugestões! Por isso, você tem total liberdade para tornar o seu ambiente o mais fiel possível à sua personalidade. No entanto, agora você saberá como fazer isso da maneira correta!

Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual