{carrinho_nitens}

Também conhecido como minimalismo japonês, o Japandi é um estilo de design de interiores que tem ganhado o mundo. Trata-se de uma mistura entre a decoração escandinava e a japonesa, que resulta em um visual limpo e com poucos elementos. Tudo isso com a tradicional estética do Japão.

A elegância japonesa ganha uma atmosfera relaxante, aconchegante e muito organizada. Ficou curioso sobre como adicionar o Japandi na sua casa? Então, continue a leitura deste artigo. Aqui, vamos explicar tudo sobre essa tendência que vem ganhando o Brasil e o mundo.

O que é o design Japandi?

O estilo Japandi de decorar mistura o design de interiores escandinavo e o japonês. Mesmo com alguns elementos contrastantes, é justamente isso que o torna tão perfeito. As cores escandinavas, por exemplo, tendem a ser mais neutras e descoladas, enquanto a paleta tradicional japonesa transmite bastante calor ao espaço.

Apesar de a Escandinávia e o Japão serem culturas completamente diferentes, sem mencionar a distância geográfica entre esses países, ambos compartilham os mesmos princípios básicos de design.

Isso inclui a preferência pela simplicidade e funcionalidade na decoração, além do forte respeito pela natureza e pelas artes manuais. Filosoficamente falando, a cultura nórdica prega o calor e o bem-estar em casa, enquanto a japonesa prega a aceitação da imperfeição.

A união dessas duas culturas resulta em um ambiente calmo, simples, com cores neutras, espaços abertos e iluminação suave. Vejamos como trazer isso para dentro do seu ambiente?

Confira, a seguir, os principais elementos da decoração Japandi.

Elementos essenciais da estética Japandi

Existem alguns itens indispensáveis na decoração Japandi. Um deles diz respeito à natureza, além de outros elementos naturais em sua forma bruta. Nesse sentido, citamos a madeira como matéria-prima indispensável nesse estilo de design.

E para incluir a madeira no ambiente, pode-se utilizar mobiliários feitos com este material, como mesas de centro ou camas. No mesmo sentido, pode-se adicionar quadros decorativos com molduras amadeiradas.

Peças naturais também são representadas nesta decoração com o uso de galhos retorcidos em um vaso de plantas, além de conchas do mar (que vão muito bem no banheiro) e algumas plantas - sem exagero!

Outro objeto comum na decoração Japandi é o metal negro, presente na estrutura de mesas, cadeiras e luminárias

As cores no design Japandi

Sobre as cores, o estilo faz um mix entre cores quentes e neutras, harmonizando as principais características japonesas e escandinavas. O resultado dessa mistura é uma combinação perfeita entre energia e calma.

Os interiores escandinavos e japoneses costumam ser predominantemente brancos. Para os escandinavos, a cor aumenta o alcance da luz natural. Isso porque a tinta branca reflete a luz do sol nas paredes.

Nas casas japonesas, por sua vez, o objetivo do branco é gerar um pano de fundo para o uso de elementos de madeira, item bastante utilizado pelos orientais. A diferença, no entanto, é que na decoração Japandi utiliza-se o branco quente, que complementa ainda melhor com a madeira. Portanto, tons frios de branco devem ser evitados neste estilo de decoração.

Outros tons bastante comuns no design Japandi são as cores terrosas, como terracota, creme, marrom chocolate e carvão - paleta muito comum no Japão.

Decoração Japandi - Imagem do Pinterest

 

Decoração Japandi - Imagem do Pinterest

Textura de parede

As texturas em madeira são muito utilizadas na estética Japandi, resgatando essa tradição japonesa. Aqui, porém, é muito comum a implementação de tiras finas de madeira, alinhadas verticalmente nas paredes.

Além de oferecer um visual aconchegante e clean, esse tipo de textura contribui para o isolamento acústico do espaço. O melhor é que elas podem ser instaladas sem a ajuda de um profissional. Basta pesquisar no Youtube e você poderá criar a sua própria parede de tiras de madeira.

Iluminação na decoração Japandi

A iluminação é um elemento fundamental, independentemente do estilo de decoração que você escolher. Em qualquer ambiente, com janelas e portas que permitem a entrada da luz natural, o bloqueio dos vidros com películas deve ser evitado.

Espaços iluminados parecem maiores do que realmente são, além de causarem uma sensação de conforto e de energia. A luz nos ambientes é algo que gera impacto até mesmo na saúde dos habitantes, conforme estudos científicos.

Já a luz artificial deve seguir as mesmas regras da decoração minimalista. Ela é suave e as luminárias geralmente são simples, com linhas retas. Aqui, o metal preto é uma excelente representação do estilo.

Demais itens decorativos

É normal se sentir tentado a adquirir, e exibir, muitos objetos decorativos em casa. No entanto, no design Japandi, a regra ?menos é mais? ainda é válida, assim como na decoração escandinava e minimalista.

Além do menor número de itens decorativos, deve-se optar por elementos com padrões, cores e texturas neutras, já que buscamos um visual leve e aconchegante. Para os quadros decorativos, por exemplo, opte por artes em linha, já que são simples e estilosas.

Não podemos esquecer das plantinhas reais, que são benéficas não apenas para a aparência dos espaços, mas também para a redução de poluentes do local. As plantas verdadeiras, inclusive, deixam o ambiente mais fresco.

Como vimos, não é complicado criar o seu próprio ambiente ao estilo Japandi. Basta seguir o caminho da simplicidade e da funcionalidade, e você estará perto de alcançar o visual certo.

Outras informações importantes, que não devem ser esquecidas:

  • menos é mais;

  • escolha qualidade e não quantidade;

  • não exagere;

  • deixe a luz natural entrar na sua casa;

  • por fim, prefira itens em sua forma natural, como a madeira.

O que achou das nossas dicas sobre decoração Japandi? Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual