As letras normalmente são vistas como uma ferramenta de comunicação rápida e acessível. No entanto, elas transcendem este objetivo, sendo utilizadas, inclusive, na expressão artística. A arte tipográfica vem se difundindo cada dia mais e faz parte dos elementos decorativos de diferentes ambientes.

Mesmo bastante atual, a arte tipográfica remonta da era das pinturas rupestres, no período Paleolítico. Conheça mais algumas curiosidades sobre este tipo de arte e como utilizá-la na sua decoração.

Um pouco da história da arte tipográfica

Há 30 mil anos, os primeiros homens deixaram seus registros nas cavernas por meio de símbolos. No entanto, à medida em que a civilização evoluiu, a comunicação foi se padronizando. Bem mais à frente, já na Idade Média, os textos escritos à mão foram substituídos pela prensa, criação de Johannes Gutenberg, no século XV, período em que a arte tipográfica teve seu início.

De lá para cá, a arte que se utiliza de letras teve influência dos movimentos culturais e sociais que surgiram. Com isso, a manifestação cultural mais expressiva neste contexto, por exemplo, foi o Pop Art, que emergiu na década de 1950.

David Bowie em Text Portraits criado por Mike Edwards, pioneiro do Pop Art em 1950

 

Já na década de 1960, período de apelo pela paz liderado pelo movimento hippie, as fontes e o design também foram impactados por esta aura de renovação do ser humano. Essa foi a década da arte psicodélica, com suas cores vibrantes e letras criadas especialmente para expressar as mudanças da sociedade daquele período.

Poster de Victor Moscoso - 1967

 

Já em nossa época, a arte tipográfica recebe bastante influência da tecnologia e do design multimídia. Assim, os artistas contemporâneos realizam trabalhos que combinam diferentes técnicas para a criação de letras artísticas, misturando estilos de diferentes épocas e técnicas.

Um exemplo disso é a arte de Luca Barcellona, que mescla a criação de caligrafia antiga com técnicas de design contemporâneo.

Luca Barcellona

 

O que é arte tipográfica?

A arte tipográfica envolve o uso de letras, palavras ou frases em uma moldura. Existem diferentes versões dela. Nós vamos apresentar alguns modelos de tipografias e te ajudar na escolha do melhor formato para a sua decoração.

Mas, em primeiro lugar, para entender do que se trata este tipo de arte, é interessante notar que cada fonte é criada com um objetivo muito específico: expressar um sentimento. Com isso, a aplicação dos diferentes tipos respeita o sentido que se deseja aplicar a um texto, ou mesmo na identidade de uma marca. Por outro lado, as letras também precisam ser bem utilizadas quando se deseja facilitar a leitura de um texto.

Agora, quando falamos sobre tipografia, estamos nos referindo a uma arte que existe desde o século XV, como vimos, e que evolui cada dia mais, graças ao avanço da tecnologia e da criatividade dos artistas contemporâneos. O desenvolvimento das técnicas de impressão e design também influenciam fortemente na criação de tipografias.

Com ferramentas digitais mais acessíveis, os artistas têm encontrado inspiração para criar as artes tipográficas mais inovadoras já criadas até hoje. Você provavelmente tem uma arte deste formato em sua decoração. Mas, caso ainda não possua, com certeza irá se interessar por uma, até o final deste artigo.

Tipos de arte tipográfica

A arte tipográfica pode ser uma única letra, um texto inteiro, dentre outras possibilidades. Ela também é expressada como:

  • monograma;

  • letter art;

  • caligrama, dentre outros formatos.

Entenda cada uma delas, a seguir.

Monograma

O monograma é a combinação de duas ou mais letras - geralmente as iniciais de nomes. A função do monograma é criar um elemento visual único, juntando-se dois nomes. Este tipo de arte é muito utilizado em convites de casamento e na criação de logotipos de empresas, que recebem as iniciais de seus proprietários.

 

Imagem Monograma: Pinterest

 

Letter Art

A Letter Art, por sua vez, é uma combinação de fotos de objetos ou de locais que, juntas, formam frases com sentido. Por exemplo, uma rachadura na calçada pode se transformar na letra ?E?, enquanto uma flor arredondada pode representar a letra ?O?. Basta juntar as fotografias e criar uma frase, como no exemplo abaixo.

 

Imagem Letter Art: Pinterest

 

Caligrama

O caligrama é um tipo de arte tipográfica mais avançada. Considerado um poema visual, a técnica utiliza palavras para criar uma imagem relacionada com os próprios termos utilizados, como no exemplo abaixo.

Imagem Caligrama: Pinterest

 

Como escolher a arte tipográfica?

Você já deve ter percebido que a arte tipográfica cria uma maneira divertida e artística de exibir nomes, citações e sentimentos em seu ambiente. E como a maior parte dela é personalizada, esse tipo de quadro dá um toque único e pessoal à sua decoração.

Existem diferentes maneiras de escolher esse tipo de arte. Uma delas seria adicionar o nome do seu filho recém-nascido emoldurado na parede do quarto de bebê. Outra possibilidade é escolher frases motivacionais para inspirar ambientes estratégicos, como seu home-office.

Veja este exemplo disponível na Go Quadros, ideal para o seu escritório em casa:

Quadro decorativo frases GoQuadros

Você também pode combinar a arte tipográfica com fotos e outras obras de arte em sua galeria de parede.

 

Outra possibilidade é adicionar quadros na parede ou na bancada da sua cozinha. Esse tipo de quadro gera uma sensação de conforto e oferece personalidade a este ambiente.

Quadro decorativo frases GoQuadro

 

O que você achou da arte tipográfica? Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.

Blog

8 dicas para decorar sua casa com quadros
20 de Julho de 2020 8 dicas para decorar sua casa com quadros Os quadros são uma excelente opção para quem gosta de mostrar fotos da família, artes, ou até mesmo frases. Eles são uma extensão da criatividade e da personalidade do morador, ou dos moradores. Por isso, as molduras são peças-chave na decoração.
Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa
21 de Julho de 2020 Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa Uma parede galeria é um espaço dedicado à exposição de artes usando diversos quadros, que podem variar em forma e tamanho. Esse tipo de decoração tem se tornado cada dia mais popular por transformar um ambiente sem vida em uma verdadeira obra de arte.

Conheça a GoQuadros

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual