O estilo pessoal diz muito sobre quem somos. Isso se revela não apenas no modo de vestir, mas também nas preferências e estilos de decoração adotados em casa. ?Sua casa deve contar a história de quem você é e ser uma coleção sobre o que você ama?, já disse Nate Berkus, decorador de interiores americano.

Sendo assim, se você adora elementos florais e babados, ou peças ecléticas, cada escolha diz muito sobre sua personalidade. Da mesma forma, ao se vestir pela manhã, sua roupa pode revelar não apenas sobre sua personalidade, mas também sobre seu humor atua.

Em casa, o estilo reflete sua personalidade de forma ainda mais consistente e interessante. Ao final deste artigo, você nunca mais entrará na casa de alguém sem prestar atenção em todos os elementos do local para tirar sua conclusão sobre o verdadeiro ?eu? do proprietário.

Entenda alguns gêneros de decoração e o que cada um deles diz sobre a psique humana.

Estilos de decoração e a personalidade

Tradicional

A decoração tradicional pode ser entendida como uma casa com ar de antiguidade. Ela diz respeito à decoração clássica, com ar elegante, porém, conservador. Esse estilo mistura elementos europeus do século XV a XIX, época do colonialismo e da era vitoriana.

As peças de decoração tradicional utilizam móveis antigos e com detalhes feitos com muito luxo e curvas. Esse é o estilo das enormes luminárias cheias de brilhantes e das cores sóbrias. Um luxo!

Os amantes deste estilo também são pessoas conservadoras, comportadas e preocupadas com a simetria dos objetos. Podemos dizer até mesmo que são ligadas à família e aos costumes.

Moderno

Decoração moderna é um termo que costuma ser confundido com decoração contemporânea. Apesar de parecerem sinônimos, o estilo moderno diz respeito aos elementos empregados no final do século XX, momento em que os mobiliários perderam os detalhes do estilo tradicional (o luxo do estilo anterior) para ganhar novos sentidos e aplicações.

Neste tipo de decoração, os objetos utilizados eram feitos de materiais de origem natural, cores neutras ou marrons, além de perderem os excessos da época anterior. A base para este tipo de decoração era a crença de que ?a forma deve seguir a função?. Ou seja, o design dos aparelhos e móveis deveria demonstrar o fim pelo qual foram pensados. Portanto, itens sem finalidade prática deveriam ser eliminados da decoração.

Sendo assim, os amantes da decoração moderna são pessoas práticas e que não gostam de perder tempo com o supérfluo.

Minimalista

A decoração minimalista é um avanço da era moderna e, por isso, esse estilo não se refere apenas ao design, mas, sim, a uma filosofia de vida. Portanto, na casa minimalista os móveis são sóbrios, claros e sem extravagância. Por outro lado, os pequenos objetos decorativos não estão presentes aqui.

Por isso, os ambientes minimalistas são simples e com muito espaço. A essência deste estilo é eliminar o acúmulo de ?coisas? para se ganhar tempo e qualidade de vida. Mas, não se engane! Uma casa minimalista é cheia de personalidade e elegância, mesmo que com pouquíssimos móveis.

Uma pessoa minimalista (sim! este termo também é usado para designar a personalidade e o estilo de vida adotado por um indivíduo) busca a felicidade acima de qualquer coisa. Quem adota o estilo não quer que seu propósito de vida seja trabalhar muito para acumular coisas em casa. Muito pelo contrário.

O indivíduo minimalista deseja viver longe dos padrões do consumismo para criar seus próprios padrões de vida. Essas pessoas costumam ter uma personalidade muito forte.

Industrial

A decoração industrial está em alta atualmente, mas ela surgiu na década de 1950. Este estilo utiliza muitos canos, tubulações e ferros nas paredes e mobiliários, dando um ar mais rústico ao ambiente. Outras características são as paredes de cimento queimado e os tijolos à vista (muitos deles criados com materiais alternativos, como o isopor).

Mas, como seria a personalidade de um amante da decoração industrial? Um indivíduo com tal gosto para decoração é uma pessoa criativa, que ama a tradição, mas com liberdade para mudar e ser moderno.

O que mais suas peças decorativas falam sobre você?

Fotos de família revelam uma personalidade nostálgica

Ter quadros com fotos da família na parede pode revelar o quanto você encontra conforto e bem-estar no aconchego dos seus entes queridos. Seus visitantes podem entender que você preza pelas relações humanas e por boas memórias.

Decoração alternativa demonstra abertura para mudanças na vida

Galerias de quadros na parede coladas com barbantes ou clipes, ou molduras com objetos criados por alguém que se ama, como os filhos, revela uma personalidade que adora mudanças de vida, principalmente ao que se refere à família.

Investir na decoração de um lar alugado revela o desejo de se construir laços profundos...

Muitas pessoas que moram de aluguel se sentem desencorajadas diante da mudança do ambiente. Esse sentimento pode vir da certeza de que se mora temporariamente naquele lugar.

Por outro lado, aqueles que, mesmo sabendo que não são proprietários da casa, investem no conforto e na personalização estética do local onde se vive estão, na verdade, demonstrando um desejo por um compromisso sério.

? e um espaço vazio indica medo de se comprometer

Pode até parecer medo de investir na decoração errada, no entanto, deixar o espaço onde se vive totalmente vazio é indício de um desejo de liberdade. Lembra dos minimalistas?

Agora, diga para nós o que você achou das personalidades associadas ao estilo de decoração adotado no lar. Você se identificou com alguma das características citadas? Conte nos comentários!

Gostou das dicas? Se você tem mais dúvidas sobre como deixar seu ambiente mais criativo, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você irá encontrar excelentes ideias para tornar o seu cantinho mais confortável e bonito.

Blog

8 dicas para decorar sua casa com quadros
20 de Julho de 2020 8 dicas para decorar sua casa com quadros Os quadros são uma excelente opção para quem gosta de mostrar fotos da família, artes, ou até mesmo frases. Eles são uma extensão da criatividade e da personalidade do morador, ou dos moradores. Por isso, as molduras são peças-chave na decoração.
Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa
21 de Julho de 2020 Tudo o que você precisa saber para criar este espaço na sua casa Uma parede galeria é um espaço dedicado à exposição de artes usando diversos quadros, que podem variar em forma e tamanho. Esse tipo de decoração tem se tornado cada dia mais popular por transformar um ambiente sem vida em uma verdadeira obra de arte.

Conheça a GoQuadros

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual